quarta-feira, 24 de março de 2010

Jornalismo e Era Digital?


Sim! Jornalismo e era digital. É mais um casamento desse mundo. Nos últimos tempos nos acostumamos a ver notícia na internet. O ambiente online é ótimo porque permite aos comunicadores do jornalismo serem um agente multimídia. É texto, imagem, video, áudio, comentários...enfim, tudo o que contribua para que a informação seja completa. Mas nem tudo é perfeito. Certo?!


Nessa discussão, de como é o jornalismo na era digital, temos sempre o clichê teórico de que seu lado ruim é falta de apuração da notícia. A velha pressão do furo jornalístico deixa passar muita irresponsabilidade quando algo é publicado sem a devida apuração. Mas é como diz o jargão: "Tudo tem seu lado bom e ruim". Resta a nós, receptores das informações, sempre checarmos os vários veículos para ver se eles estão de acordo em relação aos fatos. Isso não exclue a possibilidade de todos estarem errados, mas enquanto a isso, acostuma-se a viver. Talvez possa não matar ninguém, ou, como a mídia já bem fez, possa "matar" muita gente.

3 comentários:

  1. Oi Déborah,
    Gostei do seu post. Principalmente com relação à costumeira afirmação de que na Internet as informações não são bem apuradas. É verdade que corremos contra o tempo e que isso dificulta bastante o nosso trabalho, mas a apuração é a base do jornalismo. Em qualquer meio. Observação: o correto é multimídia e não multímedia; exclui e não exclue. Abs,

    ResponderExcluir
  2. Vlw Raquel..ahh e o erro é a pressa =T. Prometo ter mais cuidado!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Mas a Raquel não comentou o meu.. Será que eu vou ficar sem nota?
    Que meda!

    ResponderExcluir