terça-feira, 29 de setembro de 2009

Música para todos


Iniciado em junho desse ano, o movimento Musica Para Baixar (MPB) é composto por pessoas que buscam o fortalecimento do livre acesso à música, sem a desvalorização do artista. A idéia é impulsionar grupos artísticos do país, que não dependam de gravadoras, para expandir seus trabalhos e alcançarem reconhecimento e valorização. O MPB defende que cada artista possa ser gestor de seu produto e aplicar preços justos. Seria o ganho por meio da economia solidária.


Todo o movimento acontece com apoio de artistas, produtores, ativistas e ouvintes. Fabrício Noronha, vocalista da banda Sol na Garganta do Futuro de Vitória-ES, e membro do grupo MPB, explica que o movimento não segue uma ideologia. “Somos um grupo distinto que assume algumas bandeiras em comum como, por exemplo, a liberdade na internet e a criminalização do jabá”. Para o grupo, a prática do jabá é o que impede a diversidade e liberdade cultural levando a maioria das pessoas conhecerem somente aquilo que a indústria fonográfica oferece.


O movimento tem andado por várias partes do país por meio de fóruns, shows e oficinas, onde os artistas que apóiam o MPB discutem temas de importância como a lei do direito autoral. “A divulgação do MPB e a discussão crítica que ele traz tem chegado a várias partes do país e isso é importante já que há uma necessidade urgente de revisão da lei de direitos autorais e ainda a remuneração justa de mais pessoas dentro da cadeia produtiva da cultura” afirma Richard Serraria, músico independente e militante do MPB.


O MPB não é apenas para músicos independentes. “O convite é para todos que quiserem se integrar às novas ferramentas de disponibilização e construção de conteúdo sem medo ou preconceitos. O objetivo do movimento atualmente é repensar a lógica do mercado da música, vide as mudanças com a internet. Nosso maior empecilho talvez esteja no próprio desafio que é pensar o novo”, conclui Fabrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário